Fundamental I – Toddlers

Fundamental I – Toddlers
Fundamental I – Toddlers2018-01-23T20:14:51+00:00


Toddlers – Fundamental I

PROPOSTA PEDAGÓGICA

O Pingo de Gente School é referência em educação desde 1982 e mantêm-se em constante inovação pedagógica atrelada às teorias mais recentes do âmbito educacional – isso sem perder de vista os princípios filosóficos e os valores que solidificam a boa convivência das crianças em sua formação básica.
Somos uma instituição que compreende a criança como um ser único, com necessidades individuais, semelhanças e diferenças respeitadas e que estimula todo o grupo para se desenvolver integralmente. Criamos oportunidades de problematizar situações, realizar experiências para novas aprendizagens e, assim, descobrir novas ideias e novos saberes.
  Os alunos vivenciam inúmeras situações no dia a dia escolar, com estímulos no desenvolvimento da língua e da linguagem, na área tecnológica, nos esportes, nas artes (cênica e musical), culinária (que ativa os cinco sentidos), e sobre tudo o lúdico, que está presente em todas as atividades, permeando temas integradores e facilitadores de compreensão e conhecimento de mundo.

APRESENTAÇÃO

FUNDAMENTAL I – TODDLERS

1º ano – Year one – (Y 1) crianças com 6 anos
2º ano – Year two – (Y 2) crianças com 7 anos
3º ano – Year three – (Y 3) crianças com 8 anos
4º ano – Year four – (Y 4) crianças com 9 anos
5º ano – Year five – (Y 5) crianças com 10 anos

Para a criança, o ingresso no Ensino Fundamental marca o início de uma fase em que surgem novas exigências e desafios, dentre os quais destacamos o aprendizado da leitura e da escrita e a formalização de procedimentos matemáticos. A partir desse momento, sua autonomia cresce e mais ferramentas e estratégias contribuem para a construção da aprendizagem. Uma nova realidade, com palavras, abre-se à sua frente. O maior objetivo do Ensino Fundamental é formar leitores e escritores competentes.

Nós do Pingo de Gente School, isso acontece nos dois idiomas, com uma integração curricular cuidadosamente desenhada. Dessa forma, garantimos a excelência acadêmica e a proficiência linguística, tanto em português quanto em inglês.

Nossa primeira turma do ensino fundamental I – Toddlers, farão uma transição entre a Educação Infantil – Kindergarden e o ensino fundamental I – Toddlers, na qual alguns procedimentos de estudante começam a ser formalizados sem que o respeito às peculiaridades da criança de cinco anos seja abandonado. A comunicação da avaliação às famílias será feita por meio de relatórios que antecede o termino do bimestre, ou seja, antes das avaliações, nos quais são apontados os avanços e novos desafios são definidos. A partir de agora inicia as avaliações, (provas), e a comunicação de resultados (notas) é realizada por meio de boletins bimestrais.

O Ensino Fundamental I – Toddlers (1º ao 5º ano – Year ane to Year Five), consiste em uma nova etapa de aquisição de conhecimentos, em que a construção do saber acontece de forma contextualizada e interdisciplinar. A partir de agora o aprendizado é também por meio das “disciplinas obrigatórias” de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências e, no caso da escola bilíngue, da Língua Inglesa trabalhada com mais intensidade (50 minutos por dia). A Educação Artística, Educação Física. O horário pode ser matutino, vespertino, intermediário ou integral.

O conteúdo obrigatório é comum a todas as escolas, o que difere entre elas é a maneira como é trabalhado. Na atuação bilíngue as disciplinas são conduzidas para a construção do conhecimento dos alunos valorizando maneiras prazerosas de aprendizado. O pensamento que norteia o projeto pedagógico está aliado à percepção e estímulos das múltiplas competências. A partir de agora, o desenvolvimento da expressão oral alia-se à construção das habilidades de escrever, ler e interpretar e o ato de pensar ganha mais autonomia, num crescente processo de novas descobertas, aliadas às
experimentações práticas – o que reforça o aprendizado.

Aprender a ler aprender a escrever, aprender a ser. Muito além dos conteúdos, apostilas, livros e cadernos, o que está em jogo neste momento é a formação do indivíduo. Não se pode deixar de desenhar, pintar, brincar e cantar. Todas as habilidades devem ser respeitadas e trabalhadas nesta fase, para que a criança se desenvolva por completo.

O Colégio Pingo de Gente School pauta seu trabalho em quatro pilares principais:

1. O Brincar – Brincar é a forma natural de a criança estar no mundo. É por meio da brincadeira que as crianças atribuem sentido a suas experiências, reelaboram as situações vividas, aprendem sobre objetos e pessoas, exercem sua criatividade e desenvolvem-se de modo pleno. Brincando se aprende muito, em todas as idades. Para que possamos atingir esses objetivos com o Brincar, nossos professores trabalham com diversos jogos e brincadeiras que propiciam uma aprendizagem prazerosa e eficaz. Além disso, brincar só pelo divertimento e integração com os colegas também devem fazer parte do dia-a- dia de nosso aluno.

2. As artes – Em todas as suas linguagens: expressão corporal, jogos, visual (nas aulas de artes), dança (através de oficinas e em sala de aula), música (com 2 aulas semanais). Acreditamos propiciar assim uma formação global do indivíduo.

3. Literatura – Com várias iniciativas, como idas semanais ao espaço da leitura, leitura individual, compartilhada, coletiva.

4. Significado – Nosso trabalho tem como princípio realizar atividades significativas, pautadas no uso social.

5. O Pensar – Pensar para articular ideias, ter atitudes coerentes, ser capaz de comparar informações e tomar decisões, como uma criança crítica e questionadora.

INTEGRAÇÃO FAMÍLIA ESCOLA

O Pingo de Gente School acredita fielmente que a parceria entre os pais e a escola é totalmente necessária para o processo de crescimento do ensino-aprendizagem do aluno.
Para isso, são promovidos diversos encontros culturais, de lazer ou esportivos, para que estes momentos possam ser aproveitados de forma a contribuir para o fortalecimento da relação.

Reuniões bimestrais de pais e professores;
Feira Cultural;
Eventos:  Dia dos Pais, Dia das Mães, Festa Junina, Festa de Encerramento e Formatura.
Palestras para alunos e Pais;
Meios de comunicação: Circulares, agenda, telefones, e-mail, site e FanPage.

COMPREENDER

Acessibilidade

Os alunos do Pingo de Gente School são estimulados à constante reflexão acerca do tema da  acessibilidade e de seu entendimento como um direito reservado a qualquer indivíduo e em todos os espaços. Uma postura presente não apenas no discurso, mas na própria estrutura da escola, já estão sendo feitas as modificações para as necessidades de rampas contínuas (de angulação suave) que interconectam todos, para o andar superior o acesso será de plataforma elevatória individual para o acesso às salas, o que traz mais segurança inclusive para as crianças, que não precisam fazer uso das escadas.

Pingo de Gente

CONTATO

  • Rua Luiz José Montessante, 38 e 61 CEP 05139-000
  • (11) 3903-7164
  • (11) 3904-8116