Educação Infantil – Kindergarten

Educação Infantil – Kindergarten
Educação Infantil – Kindergarten2018-01-23T19:52:12+00:00


KINDERGARTEN

PROPOSTA PEDAGÓGICA

K 1: As crianças acabaram de sair do berçário, o que gera uma preocupação muito grande com a alimentação e os cuidados de higiene.
Trabalha-se muito a oralidade das crianças através da contação de histórias, leituras de livros e músicas. 
Visando à estimulação motora, eles utilizam frequentemente a área externa da escola, como o parquinho e a mini-quadra. Espaços dos quais eles gostam muito. Nessa faixa etária inicia-se um projeto pedagógico mais estruturado. 
Utilizamos a apostila do Sistema de ensino DOM BOSCO.

K 2: Quando chegam ao K 2, crianças já estão com uma maior autonomia, o que as desperta para novos aprendizados, levadas pela curiosidade de descobrir o mundo que as cercam.
As crianças começam a se interessar mais pelos colegas, interagem mais nas brincadeiras em grupo. Começam a se interessar pelas letras, pela escrita de seu nome e reconhecer através da escrita o nome dos colegas e familiares próximos.
Utilizamos a apostila do sistema de ensino DOM BOSCO e também projetos complementares. As crianças gostam muito de ouvir e contar historias.
Elas ainda precisam muito do exercício motor e de explorar bem a área externa do colégio, como o parquinho e mini-quadra.

 K 3: Nessa faixa etária explora-se muito os trabalhos em grupo, estimulando a criança a sociabilizar-se. O trabalho em equipe e o respeito ao outro são muito
valorizados.
As crianças começam a escrever o nome sem mais copiar das plaquinhas. Iniciam o conhecimento as consoantes e a percepção do som das letras, sempre de forma lúdica e prazerosa. Elas começam a se interessar pelos números, a fazer contas e resolver situações problemas simples. 

K 4: Nesta faixa etária as crianças já se interessam pelo letramento, já reconhecem todas as letras e seus sons. O trabalho é fazer associações dos sons aos nomes das coisas.
As crianças já resolvem situações problemas com maior elaboração. O lúdico ainda é explorado. Elas possuem ainda muita necessidade de brincar e gastar energia.

INTEGRAÇÃO FAMÍLIA ESCOLA

O Pingo de Gente School acredita fielmente que a parceria entre os pais e a escola é totalmente necessária para o processo de crescimento do ensino-aprendizagem do aluno.
Para isso, são promovidos diversos encontros culturais, de lazer ou esportivos, para que estes momentos possam ser aproveitados de forma a contribuir para o fortalecimento da relação.

Reuniões bimestrais de pais e professores;
Feira Cultural;
Eventos:  Dia dos Pais, dia das mães, festa junina, festa de encerramento e formatura.
Palestras para alunos e pais;
Meios de comunicação: Circulares, agenda, telefones, e-mail, site e Fan Page.

COMPREENDER

Acessibilidade

Os alunos do Pingo de Gente School são estimulados à constante reflexão acerca do tema da  acessibilidade e de seu entendimento como um direito reservado a qualquer indivíduo e em todos os espaços. Uma postura presente não apenas no discurso, mas na própria estrutura da escola, já estão sendo feitas as modificações para as necessidades de rampas contínuas (de angulação suave) que interconectam todos, para o andar superior o acesso será de plataforma elevatória individual para o acesso às salas, o que traz mais segurança inclusive para as crianças, que não precisam fazer uso das escadas.

Pingo de Gente

CONTATO

  • Rua Luiz José Montessante, 38 e 61 CEP 05139-000
  • (11) 3903-7164
  • (11) 3904-8116