Bilíngue

Bilíngue
Bilíngue2018-01-23T15:55:26-03:00

Educação Bilíngue

As crianças aprendem duas línguas simultaneamente e constroem o seu sistema linguístico a partir da linguagem que ouvem dos adultos e de outras crianças. Aprenderão assim a segunda língua da mesma forma que a materna. 

Os alunos são estimulados a utilizar o inglês em todo o processo de aprendizagem, com a comunicação em sala de aula sendo feita nesta língua.
Acreditamos na importância do Inglês como segundo idioma em um mundo integrado e que exige novas propostas de comunicação. A escola bilíngue é um lugar privilegiado de troca de conhecimento e rompimento de fronteiras e, por isso, dedicamos todos os esforços à promoção de uma educação de alta qualidade.

QUEM FALA INGLÊS

Demais funcionários:

Já ouvimos absurdos como “se a escola é bilíngue até o porteiro deve falar inglês”.
Seria maravilhoso se todos no Brasil pudessem ter acesso ao aprendizado de várias línguas em todas as escolas, não é? Mas você sabe, por sua própria experiência como aluno, que isso não acontece. Cobrar isso é uma grande bobagem. Cada um deve ser bom no que faz. A diretora é a gestora da escola, deve saber dirigi-la, o que já é suficientemente difícil. Se ela falar inglês, tudo bem, mas isso não é exigência para o cargo. O mesmo vale para todos os funcionários da escola, exceto aqueles que trabalham especificamente com o ensino em L2, é claro. Quem trabalha com o inglês, esse sim deve falar fluente e perfeitamente o idioma para poder ensinar seus alunos da melhor maneira possível.

BILINGUISMO E METODOLOGIA

 Metodologia:

Para aprender línguas é preciso tempo, dedicação e metodologia adequada. Por isso as escolas precisam inovar: não adianta o professor falar o
tempo todo, o aluno precisa falar também: em seminários, trabalhos em grupo, conversas individuais com professores, etc. O material didático não é o curso, é apenas um recurso para apoiar o aprendizado, e deve ser completado com outros materiais: livros de literatura, filmes, jogos, sites, músicas, e tudo o que contribuir para que os alunos aprendam os conteúdos curriculares usando as línguas de forma significativa e não como “decoreba”. Haverá momentos específicos de pensar sobre as línguas (assim como há aulas de Português em qualquer escola brasileira), para que os alunos possam aprender questões mais específicas sobre a forma: a gramática, a ortografia, o vocabulário, etc. 
Mas não pode ser só isso.

AULAS BILINGUES

As aulas de inglês diárias com muita brincadeira e imaginação fazem com que o aprendizado se concretize de forma fácil e efetiva!

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM INGLÊS

Semanalmente, trabalharemos com contação de histórias no nosso bilíngue. Essa atividade, muito importante para a aquisição da linguagem,
desenvolvimento da fala e  ampliação do vocabulário se dá em três momentos:

– Os alunos ouvem a história através do CD e vão acompanhando as imagens para assimilarem o que está sendo dito com o que estão vendo;

– No outro dia, a professora conta a mesma história. Desta vez, ela vai interrompendo em momentos  oportunos para questionar os alunos, em inglês, sobre acontecimentos que eles lembram, ou até mesmo para descrever a imagem que eles estão vendo.

– No último dia, eles assistem na lousa interativa a história em animação com as vozes das personagens. Mais um momento para a professora fazer diversos questionamentos em inglês.

Pingo de Gente

CONTATO

  • Rua Luiz José Montessante, 38 e 61 CEP 05139-000
  • (11) 3903-7164
  • (11) 3904-8116