O Pingo de Gente School, localizado em Pirituba insere o Inglês desde o Berçário até o Fundamental I, com atividades lúdicas, músicas, conversação, proporcionando o contato com a língua estrangeira desde os primeiros anos.

Escolas Bilíngues

As escolas bilíngues existem no Brasil desde o século XIX. Elas ajudaram a integração de comunidades imigrantes Alemãs, italianas e árabes.

CURIOSIDADES

As primeiras iniciativas surgiram ainda na época do Império com os movimentos migratórios do ciclo do café. Embora grande parte dos imigrantes viesse para trabalhar nas lavouras, a valorização do café atraiu também grandes empresários, dentre eles, os suíços e alemães.

Em 1879, surgiu a Deutsche Schule, atual Colégio Porto Seguro, com o intuito de preservar a língua e cultura alemãs entre as famílias da elite imigrante. Embora não com as características de uma escola internacional nos padrões de hoje, era uma iniciativa pioneira de estabelecimento de escolas que visavam atender aos imigrantes.

Em seguida, em 1880, surgiu o Colégio Suíço-Brasileiro por Mathilde Oberteuffer Lutz, que levava o nome da mãe do cientista Adolpho Lutz.

UMA ESCOLA BILÍNGUE:

  • Responde ao Ministério da Educação do Brasil;
  • Segue a grade curricular nacional e a legislação definida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a LBDEN 9394/96;
  • Segue o calendário nacional, tendo carga horária mínima de 200 dias letivos;
  • Leciona disciplinas em inglês (Math, Science, LanguageArts, Social Studies, etc.), e não apenas aulas de inglês;
  • Base Comum (português, matemática, história, geografia e ciências): obrigatoriamente ministradas em português;
  • Base Diversificada (artes, filosofia, educação física, etc.): podem ser ministradas em qualquer língua;
  • Disciplinas da base comum podem ser ministradas também em outra língua, mas não exclusivamente nesta outra língua;
  • Comemora as datas cívicas e os feriados nacionais, podendo também incluir datas comemorativas de países que falam a segunda língua do currículo.
3 FLORY, E.V. Influências do Bilinguismo Precoce sobre o Desenvolvimento Infantil: uma leitura a partir da teoria de equilibração de Jean Piaget. 2008. Tese (Doutorado) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009, p13